terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Maysa


Acabou de passar o comercial da minisérie "Maysa - Quando fala o coração" (estréia dia 5 de janeiro).
Quero muito ver(vocês viram "Capitu"?simplesmente PERFEITA!).
Apesar de não saber absolutamente nada sobre a tal Maysa,dei uma procurada na internet e,cara,virei fã!=)

com vocês,Maysa.


Maysa era uma mulher fascinante que não aceitava que lhe colocassem rédeas. Com coragem, desafiou os padrões sociais de uma época e fez história. Quebrou tabus, enfrentou oposições e críticas, em nome de um sonho: o de expor sua arte, de cantar e encantar platéias com sua música.

Educada em regime de internato em colégio de freiras, Maysa contestava os limites e regras desde pequena. Aos 13, já se maquiava. Na adolescência, causava polêmica ao usar calças compridas e fumar na rua. Nessa época, suas composições ainda ficavam restritas aos diários e anotações íntimas. Cantava apenas em casa, nas muitas festas que seus pais, Inah (Ângela Dip) e Monja (Nelson Baskerville), ofereciam.

Aos 17 anos, cheia de esperança e sonhos, Maysa casou-se com o grande amor de sua vida, o bilionário André Matarazzo (Eduardo Semerjian), um poderoso empresário da indústria brasileira e um homem quase 20 anos mais velho que ela. Com ele, teve seu único filho: Jayme Monjardim Matarazzo.

Logo após o casamento, Maysa foi morar na mansão Matarazzo, que um dia sonhara ocupar. Mas a realidade foi um pouco mais dura. Maysa não conseguiu se adaptar ao ambiente tradicional que reinava no casarão, totalmente diferente do clima festivo da casa dos pais. O policiamento ostensivo, as críticas da matriarca Amália Matarazzo (Denise Weinberg) e os intermináveis compromissos de seu marido agravaram seu sentimento de solidão.

O talento de Maysa foi descoberto enquanto ainda estava grávida. Produtores musicais lhe propuseram a gravação de um disco, mas André Matarazzo imediatamente se opôs. Houve muita negociação até que ele concordasse com a realização do disco, desde que a renda fosse beneficente. Mesmo assim só após o nascimento de seu primeiro e único filho, Jayme Monjardim.

E assim foi feito. Mas o sucesso do primeiro disco, com letras e músicas originais de Maysa, foi tão grande, que os convites para apresentações, participações em programas e novos discos não paravam de chegar. E com eles, chegaram também as críticas da família Matarazzo e os conflitos entre o casal.

A crise culminou com a separação, um grande escândalo para uma época em que não existia o divórcio. Por amor à música e aos seus ideais de vida, Maysa desfez o casamento com André Matarazzo, uma das maiores fortunas do mundo na época. Como fez questão de casar em regime de separação total de bens, a artista não herdou nada nem quis receber mesada do ex-marido.

Além de André Matarazzo e Ronaldo Bôscoli, a minissérie transformou mais dois homens que passaram por sua vida em personagens. O espanhol Miguel Azanza (Pablo Bellini), com quem viveu por quase 10 anos, e o ator Carlos Alberto (Marat Descartes), um de seus últimos namorados, que conviveu com a cantora durante sua fase mais tranqüila, quando ela construiu uma casa em Maricá.

A música "O Barquinho" foi uma das muitas músicas de Bôscoli que Maysa gravou. Ela foi uma das primeiras grandes cantoras a abraçar o novo ritmo brasileiro e a divulgá-lo no exterior.

Maysa morreu em um acidente na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, aos 40 anos, no dia 22 de janeiro de 1977. Muitos são os rumores que surgiram em torno do acidente, mas a verdade é que sua morte foi uma fatalidade.



Nenhum comentário: