sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Moulin Rouge


Já falei aqui sobre esse filme e sobre como vocês (alguém lê isso aqui?!) precisam assistir essa obra prima.
Pois bem,dando um Google It,acabei achando algumas curiosidades sobre o filme: sabia que o Heath Ledger (vulgo "Why so serious?") era cotado para interpretar o papel de Christian (que no final,foi para o Ewan McGregor)?
Eis as curiosiades:

- Catherine Zeta-Jones e Heath Ledger eram candidatos aos papéis principais.

- Se Nicole Kidman não aceitasse viver Satine, a próxima oferta iria para Renée Zellweger.

- Jake Gyllenhaal fez vários testes para o papel de Christian, mas foi considerado muito jovem para fazer par com Nicole Kidman.

- Nicole Kidman e Ewan McGregor realmente cantaram suas canções.

- Não foram feitas filmagens em locação, sendo a maior parte nos estúdios da Fox em Sydney.

- Vários truques foram usados para a redução das pernas de John Leguizamo. Em algumas cenas, quem aparece é seu dublê, do tamanho certo do personagem. Em outras, o ator andou de joelhos ou usou meias azuis, permitindo que suas pernas fossem reduzidas digitalmente.

- As filmagens foram interrompidas por duas semanas em novembro de 1999, quando Nicole Kidman fraturou duas costelas e machucou o joelho durante ensaios para as cenas de dança. Algumas cenas em que a atriz só aparece do peito para cima foram filmadas com ela numa cadeira de rodas e com a perna engessada.

- O colar usado por Satine foi realmente feito com diamantes e platina, a jóia mais cara já feita sob encomenda para um filme. Custou um valor estimado em US$ 1 milhão, pesando 134 quilates, com 1308 diamantes.

- A paisagem de Paris foi projetada digitalmente. As duas tomadas mais longas com efeitos especiais são deste filme.

- O departamento que cuidou do figurino criou mais de 300 roupas, chegando a empregar 80 pessoas.

- O palco de “Spectacular Spectacular” foi reforçado para suportar o peso de um cavalo galopando, já que o malvado marajá entraria montado. A cena acabou abandonada, mas um cavalo branco ainda aparece, mesmo que rapidamente.

- Este filme encerra a trilogia “Cortina Vermelha”, de Baz Luhrmann, formada por Vem Dançar Comigo (1992) e Romeu + Julieta (1996).

- “Come What May” foi escrita para Romeu + Julieta, mas não foi usada. É a única canção original do filme.

- A trama do filme é basicamente uma mistura de três óperas (ou operetas): La Bohème, em que um jovem escritor se apaixona por uma garota doente que acaba morrendo; La Traviata, estrelada por uma cortesã que aprende que o amor pode ser verdadeiro; e Orfeu no Submundo, sobre um escritor que vai ao “submundo” do Moulin Rouge para encontrar seu grande amor e tentar trazê-la para a “superfície”.

- Este filme foi dedicado ao pai de Baz Luhrmann, Leonard, que faleceu quando as filmagens estavam para começar.

- A grande placa escrita “L’amour”, vista no prédio de Christian, foi usada na montagem teatral australiana de La Bohème, dirigida por Baz Luhrmann, e apareceu também em Romeu + Julieta.

- Os boêmios que escrevem a peça se intitulam Filhos da Revolução (Children of the Revolution), nome de uma das músicas da trilha. Richard Roxburgh, intérprete do Duque que financia a peça, participou do filme Children of the Revolution (1996 – O Anti-Herói, no Brasil).

- O filme foi lançado em uma pequena cidade na Austrália chamada Taree. Baz Luhrmann cresceu na região, onde sua família tinha um posto de gasolina. Os 250 ingressos foram vendidos na farmácia local.

- Tara Morice, a protagonista de Vem Dançar Comigo, aparece como uma prostituta na seqüência inicial do longa.

- Durante a cena de “Like a Virgin”, o palco foi lavado com Coca-Cola para evitar deslizes.

- Originalmente, a fada verde seria um homem musculoso, de cabelo comprido, com uma grande cítara, e o vocal seria de Ozzy Osbourne. A idéia acabou mudando e Kylie Minogue foi chamada, mas o grito da fada má permaneceu na voz de Ozzy.

- Kylie Minogue gravou outras canções para o longa, como “Physical”.

- O primeiro número musical previsto no roteiro seria com “Father and Son”, mas Cat Stevens não permitiu, devido a sua atual crença religiosa. Ele foi contra o conteúdo sexual do filme. A cena seria entre Christian e seu pai, no escritório, e todos os empregados se juntariam a eles em coro.

- O sangue que Satine tosse é uma mistura de corante vermelho, xarope de milho e água.

- A canção “My Way” seria interpretada pelo duque, mas a idéia não vingou. No entanto, o personagem grita este título repetidamente, ao final do filme.

- Chegou a 150 o número de assistentes na construção dos sets da produção.

- O verdadeiro Moulin Rouge realmente tinha um elefante enorme construído no jardim, que servia como uma boate árabe. Ele foi comprado de um parque temático.

- A produção estava correndo para deixar o estúdio, onde seria filmado, em seguida, Star Wars: Episódio II. Por isso, algumas tomadas foram gravadas em Madri.

- O número de “Like a Virgin” levou uma semana para ser filmado, já que Jim Broadbent tinha que ser dublado por um cantor de ópera. E o ator levava duas horas e meia para entrar na roupa que o engordava.

- Todos os chapéus que são arremessados para cima foram suspensos por linhas de pesca.


Um comentário:

rachel seika disse...

hahahahaha, gente, eu amo moulin rouge. é muitolindo. e esse negocio de linha de pesca me surpreendeu MUITO! beijo