quinta-feira, 19 de julho de 2012

"This is me happy"

Sempre que leio sobre a definição de felicidade, fico pensando sobre como deve ser sentir isso.
Alguns falam que felicidade é a família reunida, um passeio no parque, ver o pôr do sol; mas nunca falam qual é a sensação exata.
Acho que não da para definir. Deve ser como quando perguntam qual a sensação de ir nas montanhas russas do "Six Flags": só indo lá para saber.

Sempre tive uma certa inveja de quem parece sentir felicidade nas pequenas coisas da vida (a la Amelie Poulain). É como se eles sentissem felicidade 24 horas por dia, com qualquer coisa. Sem um mísero espaço para qualquer outro tipo de sentimento (raiva ou melancolia então, nem pensar!). É como se ser feliz fosse um item obrigatório para ser completo. Mesmo quando se está triste ou mais introspectivo, as pessoas já falam para você deixar isso de lado e ser feliz. Entendo que viver numa tristeza completa, sem perspectiva alguma não é a melhor coisa mas os momentos melancólicos e tristes também são necessários para a vida. Pra mim, são nesses momentos que parece que eu enxergo as coisas com clareza, que eu consigo realmente me olhar por dentro.
 E afinal, foram graças a esses momentos que nasceram as melhores músicas, os melhores livros, os melhores sonetos, os melhores filmes....

Acho que as pessoas estão tão viciadas nessa busca pela felicidade que ficaram anestesiadas. Felicidade deixou de ser um sentimento e passou a ser obrigação. Um must have it.

Minha dica é: quando chegar essa tristeza aconchegante, curte-a. Ela é como aquela menina estranha que todo mundo exclui na escola. Quando vocês conversam, você vê que ela é muito mais interessante que aquela It Girl que todo mundo ama.


"Tive um momento de imensa paz. Talvez a felicidade seja isto." (Virgínia Woolf)

 


Nenhum comentário: